Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Vamos comer bem?

Além de nutritivas, muitas frutas possuem elementos benéficos à saúde


Para obter todos os benefícios que os alimentos funcionais têm a oferecer, é preciso consumi-los com regularidade e nas porções recomendadas. "Os peixes marinhos, ricos em Ômega 3, devem ser consumidos três vezes por semana. Além da quantidade, o preparo também é importante. Não se deve usar mais do que uma colher de sopa de óleo, preferencialmente o de canola", recomenda Jocelem Mastrodi Salgado, doutora e professora em Nutrição Humana da Esalq -USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), além de fundadora e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais. 

No caso da soja, o consumo ideal é de 25 gramas por dia. "A soja é um alimento indicado principalmente para as mulheres, pois reduz a incidência de cânceres de colo de útero, de mama e de endométrio, diminui os sintomas da menopausa e favorece a saúde óssea. Já o tomate, rico em licopeno, é bastante recomendado para os homens, pois reduz o risco de câncer de próstata", explica Jocelem. 

A especialista alerta ainda para a importância dos rótulos dos produtos. "O consumidor não pode comprar um alimento simplesmente por achar que contém determinada substância. É preciso conferir o rótulo e ver os componentes que se destacam, as quantidades e a funcionalidade", conclui. 

Confira as principais substâncias bioativas dos alimentos funcionais: 

- Ácidos Graxos Ômega 3: presentes em peixes marinhos como salmão, sardinha, atum e arenque, reduzem o colesterol e os triglicerídeos, e têm potente ação anti-inflamatória. 

Proteína de Soja: encontrada na soja e em seus derivados, exceto no óleo de soja e no molho tipo shoyu, reduz os níveis de colesterol e de doenças cardiovasculares. 

Isoflavona + Proteína de Soja: presentes na soja e em seus derivados,reduzem o colesterol, diminuem os riscos de câncer de endométrio, de mama e de colo de útero, minimizam os sintomas da menopausa e favorecem a saúde óssea. 

Fitosterol: presente nos óleos vegetais, na margarina, no leite e nos iogurtes, reduz o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares. 

Prebióticos: encontrados principalmente na chicória, no alho, na cebola e na banana, estimulam o funcionamento gastrointestinal, fortalecem o sistema imunológico e funcionam como substrato para o desenvolvimento dos probióticos. 

Probióticos: comuns no leite fermentado e nos iogurtes, estimulam as funções gastrointestinais, previnem a constipação, melhoram a absorção do cálcio e ativam a lactase (enzima capaz de "quebrar" açúcares como a lactose). 

Licopeno: comum no tomate vermelho, na goiaba vermelha, no pimentão vermelho e na melancia, tem ação antioxidante, baixa os níveis de colesterol, diminui os riscos de doenças cardiovasculares e reduz o risco de câncer de próstata. 

Catequinas: presentes no chá verde, no vinho tinto e em frutas como cereja, amora, framboesa e uva roxa, reduzem o colesterol, têm propriedades antioxidantes e auxiliam na queima de gordura. 

Fibras solúveis: comuns na aveia, na manga e na laranja, atuam na parte superior do intestino e retardam o esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a concentração de glicose e colesterol na corrente sanguínea. 

Fibras Insolúveis: presentes nos cereais integrais e nos farelos, atuam na parte inferior do intestino e estimulam a atividade intestinal, reduzindo a incidência do câncer de cólon e de constipação.

Fonte: http://www.guiadasemana.com.br/Sao_Paulo/Mulher/Noticia/Aliados_da_saude.aspx?ID=68941

Um comentário:

Débora Fouraux disse...

Oi Jordana! Tudo bem? adorei seu blog, parabéns! Obrigada pela visita no Brincando de Decorar! Volte sempre! quero ver sua estante de caixote e sua mesa de pallet! Se quiser manda foto para: deborafouraux@gmail.com Beijoss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...