Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A difícil tarefa de acordar cedo


Recebo por email as dicas do blog Mais Tempo, do Christian Barbosa,e sempre considero-as ótimas,algumas vezes difícil de aplicar,mas válidas!
Assim como recebi  partilho com vocês.
"Recebi uma pergunta interessante sobre a questão de acordar cedo e produtividade pela manhã:
“…Faço um curso à tarde e é extremamente crucial que eu use a manhã para estudar. O único problema é o fato de eu não conseguir, simplesmente, acordar cedo. Já tentei de tudo e não deu cedo. Minha produtividade cai um absurdo por conta disso, já que enquanto eu poderia estar fazendo mil e uma tarefas estou simplesmente dormindo além da conta…..”
Esse problema não é exclusivo do Diego que mandou o e-mail, muitas pessoas vivem o mesmo problema de acordar cedo! Aliás se você pesquisar o tema na Internet terá milhares de sites e artigos sobre esse assunto. 
A primeira pergunta sobre essa questão é: Você realmente precisa acordar mais cedo? Algumas pessoas simplesmente não são produtivas pela manhã e por mais que tentem é ir contra seu relógio biológico. Nesse caso acordar mais cedo será apenas um martírio e nada produtivo para suas tarefas diárias. A dica nesse caso é aproveitar outros momentos para suas atividades e ser realmente focado nesses períodos.
Tirando essas pessoas que nunca vão ser produtivas pela manhã, existem algumas coisas que você pode fazer para conseguir acordar mais cedo. Selecionei algumas dicas interessantes:
1 – Ache um propósito – Esse é o mais importante. Se não tiver um motivo forte para acordar mais cedo você não vai acordar cedo! Eu tenho um exemplo na minha casa. Minha esposa odeia acordar cedo, mas desde que botou forte a meta na cabeça de emagrecer e descobriu que a academia está gerando resultados, ela acorda todos os dias bem cedinho e vai para a academia. Se não tem um porque, a preguiça fala mais alto!!!
2 – Mente JDJ (João Doria Jr) – Eu vou contar a história de vida do João em meu próximo livro, mas tem uma coisa que ele é bom: dormir pouco (3h~4h/dia) e estar 100% recuperado nas horas seguintes! Ele disciplinou seu corpo para isso. Como ele consegue? Ele disse que manda uma frase quando a preguiça pensa em aparecer: “Mente manda, corpo tem de obedecer, para o resultado aparecer!” É puro controle mental… eu experimentei e dá certo em 70% dos meus casos!!
3 – Faça esporte a noite – Já foi comprovado que aquela história que esporte de noite prejudica seu sono é puro mito! Se você se exercitar corretamente antes de dormir, terá um sono mais recuperador e terá mais disposição durante sua manhã. Claro que isso aliado a boa alimentação, sem abusos.
4 – Discipline seu corpo a dormir um pouco mais cedo – Não adianta querer dormir 1 hora mais cedo, vai ser quase impossível. Agora se você for dormir 15 minutos antes do seu horário, em alguns dias conseguirá disciplinar seu corpo a antecipar seu sono. E assim gradativamente, quando se der conta em poucos meses conseguiu estabelecer um novo padrão de sono.
5 – Durma bem – Você tem uma boa noite de sono? Se não tiver, será impossível acordar cedo e provavelmente já estará cansado. Nesse quesito existem várias soluções, a primeira sem dúvida é aliviar sua cabeça. Quando eu durmo mal é porque minha cabeça está explodindo de pensamentos e idéias. O que eu faço é escrever, parece que limpa a cabeça. Existe também um APP para smartphones (eu tenho para Ipad e Windows Phone) chamado Relaxer que toca umas “musiquinhas” feitas para ativar seu sono profundo. É bem útil. Em alguns casos você terá de consultar um médico, existem diversas patologias simples de resolver, que quando não tratadas prejudicam seu sono.
6 – Prepare seu ambiente – Já foi comprovado que as pessoas que desligam a TV, computador com pelo menos uns 45 minutos de antecedência de deitar, tem maior facilidade para dormir. Isso aliado a um quarto escuro ajuda a estimular seu sono, devido a reações químicas no seu cérebro. Faz parte do seu ambiente também um bom colchão e um bom travesseiro. Sem dúvida investir nesses dois itens vale à pena! Eu aprendi a trocar meu travesseiro a cada 6 meses e tenho dormido bem melhor.
7 – Coloque seu despertador longe – Eu costumo colocar meu despertador no closet, assim não tem como não levantar. Outra coisa que pode ajudar é colocar dois ou três alarmes diferentes, assim vai ser despertado mais fácil. Se na primeira vez você levantar, tente acender alguma luz ou deixar a luz do sol entrar, da mesma forma que escuro estimula seu cérebro a dormir, luz estimula seu cérebro a despertar.
Não existe uma receita de bolo, cada corpo reage de forma diferente, a ciência tem avançado nos estudos sobre o sono. Tenho lido muitas coisas sobre esse assunto. Acho que vale tentar, o que não vale é viciar em remédio, não é verdade?
E você? Quais suas dicas para uma boa noite de sono e despertar com mais facilidade?"

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...